sábado, 29 de janeiro de 2011

Neo-impressionismo

Neo-impressionismo
                      
Origem: 1865-70 crítica à falta de rigor do impressionismo

Influências:
o  Naturalismo
o  Fotografias
o  Realismo
o  Romantismo
o  Estampas japonesas
o  Industrialização de tintas
o  Próprio impressionismo

Temáticas:
o  Urbana, rural, interiores, nu, paisagens, profana


Características:
o  Pintura intuitiva, espontânea e imediata
o  Captação da realidade dada pelo efeito da luz sobre os objectos, natureza e pessoas
o  O importante deixa de ser o tema e os objectos em si, mas sim a incidência da luz no objecto retratado
o  Pintura do momento, sem racionalismo ou teorização
o  Pintura pessoal
o  Exclusividade da cor e uso das tintas retiradas directamente do tubo
o  Pinceladas rápidas, soltas e curtas (síntese óptica)
o  Aspecto inacabado, rugoso, volumes e formas pouco definidas
o  Aspecto fluido, dinâmico e colorido
o  A obra é uma impressão fogosa
+
o  Secundarização do instante luminoso
o  Rigorosa construção das cores, formas e linhas
o  Individualidade plástica das figuras
o  As manchas cromáticas misturam-se à distância
o  Desenho requintado
o  Divisionismo

impressionismo

Impressionismo


Origem: 1860-70 no café Guerbois


Influências:
o  Naturalismo
o  Fotografias
o  Realismo
o  Romantismo
o  Estampas japonesas
o  Industrialização de tintas


Temáticas:
o  Urbana, rural, interiores, nu



Características:
  • o  Pintura intuitiva, espontânea e imediata
  • o  Captação da realidade dada pelo efeito da luz sobre os objectos, natureza e pessoas
  • o  O importante deixa de ser o tema e os objectos em si, mas sim a incidência da luz no objecto retratado
  • o  Pintura do momento, sem racionalismo ou teorização
  • o  Pintura pessoal
  • o  Exclusividade da cor e uso das tintas retiradas directamente do tubo
  • o  Pinceladas rápidas, soltas e curtas (síntese óptica)
  • o  Aspecto inacabado, rugoso, volumes e formas pouco definidas
  • o  Aspecto fluido, dinâmico e colorido
  • o  A obra é uma impressão fogosa
Pintores
Obras
Características
Monet
Impressão, Sol Nascente, A Gare de Saint-Lazare 

 o  Mais fiel e rigoroso cultor do impressionismo
 o  Paisagens campestres e marinhas
  o  Temas experimentais de analise dos efeitos da luz ambiente sobre a cor e as formas
 o  Rápidas pinceladas fragmentadas num colorido aberto e vibrante
o  Formas indefinidas

 o  Luminosidade difusa

Renoir
O Baloiço, Mulher ao Sol,
o  Nítida preferência pelas cenas sociais
o  Nu feminino
o  Lazeres burgueses
o  Luz filtrada pela vegetação
o  Enquadramento e perspectiva
Pissaro
Telhado dos Vermelhos
o  Paisagista de vibrante colorido
o  Tons acre
o  Aplicou o divisionismo(aplicação científica das cores)
Degas
O Absinto
o  Cenas de interiores
o  Enquadramentos e perspectivas inusitadas inspiradas nas fotografias e estampas japonesas
o  Desenho menos difuso






domingo, 23 de janeiro de 2011

A Europa das linhas Ferreas



O caminho de ferro permitiu:



  • Desenvolver a economia com a produção e circulação de produtos industriais e agricultas;
  • Formar novas cidade e infra-estruturas para acolher o comboio;
  • Combater o isolamento e encurtar as distâncias;
  • Mobilidade social e baixo custo;
  • Novas profissões e empregos;
  • Incremento financeiro do estado, sociedades privadas e acções;
  • Rapidez na correspondência;
  • Avanço cultural;
  • Unidade política nacional e internacional-quebra fronteiras;
  • Controlo militar e estratégico-intervenções rápidas
A Gare:

  • "Salão"-trocas
  • Perto do centro da cidade;
  • Ponto de trocas e divulgação de ideias/pensamentos-gente e mercadorias;
  • Sinal de progresso e civilização;
  • Simbolizava o caminho de terra;
  • Nova porta da cidade;
  • A arquitectura do ferro foi a que mais se usou

Pintura do Sec. XIX

Temáticas:


  • Históricas- herói individual, idealista
  • Literárias- Romances Medievais
  • Mitologias- Mitologia Cristã~

Características de execução:
  • Prevaleceu a cor sobre o desenho
  • Intensos efeitos claro-escuro; cromatismo e artificialismo na luminosidade
  • Expressividade e sentimentalismo das cenas
  • Óleo e aguarela-pintura longa, fluída, luminosa, espontânea
  • Agitação, movimento, intensidade, sinuosidade, sentido trágico, dramático e heróico
  • Figura humana em escorço (plano deitado) e contraposto S , movimento
  • Teatralidade e idealismo sentimental