sábado, 5 de fevereiro de 2011

Impressionismo

Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e omovimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
A emergente arte visual do impressionismo foi logo seguida por movimentos análogos em outros meios quais ficaram conhecidos como, música impressionista e literatura impressionista.

Augoste Renoir 1841-1919


Retrato da Actriz Jeanne Samary, 1878
A bela fisionomia da actriz, realçada pelo tom dourado da pele e dos cabelos, era de tal forma cara de Renoir, que este faz de tais características a base da sensualidade patela desta obra, que actualmente se encontra em Hermitage. Curiosamente, a jovem actriz não está representada com as veste próprias de uma personagem teatral, mas-como sugere a parede pintada ou forrada, o rico reposteiro vermelho, a jarra metálica com a palma, o suave tapete ornado de pequenos motivos- na antecâmara de um qualquer salão onde decorre um evento mundano, ao qual, pela expressão viva do rosto e a pose não completamente estática mas ligeiramente inclinada, Jeanne parece ansiosa por intervir. A imagem revela um imediatismo que diríamos fotográfico e que as dimensões quase improvisadas da composição vêm reiterar. Dimensões essas que, do lado esquerdo do conjunto, interrompem bruscamente a representação da cauda do vestido de noite de Jeanne Samary.



Claude Monet


Mulher no Jardim, 1867
Neste quadro, os canteiros e as árvores floridas foram conseguidos por meios de truques rápidos e fragmentos que tendem a reproduzir o riquíssimo flui da luz sobre superfícies. Naquelas partes do prado e do céu, as cores estendem-se por zonas amplas e planas, que parecem obtidas através de uma pequena estátua de aço(o mestichino). por fim, na indumentaria da figura feminina, algumas pinceladas de um branco brilhante remetem para Èdourd Manet, mas o amado mestre, vê-se agora superado perante a maior genuinidade de inspiração e a maior espontaneidade de concepção "ao ar livre". de facto, esta é uma das primeiras obras em que o artista consegue captar o carácter vital, alegre e fluido de natureza com uma eficácia e um envolvimento nunca antes visto na tradição pictórica. A mulher que se encontra na parte da esquerda da composição reveste uma importância marginal, já que o empenho de Monet se centra na reprodução do contraste das cores entre vários elementos: o branco ofuscante do vestido, o verde brilhante do prado, o anilado do céu.