segunda-feira, 4 de abril de 2011

Abstracionismo

Trabalho realizado pelos alunos: Maria Gramacho, Rita Santos , Marta Barros e Margarida Osório





INICIO:

Abstraccionismo geométrico, nascido da análise intelectual e científica.
Influenciado pelo cubismo e pelo futurismo subdivide-se em duas correntes:
O abstraccionismo nascido em 1910 de Kandinsky durante o período do cavaleiro Azul - teve o seu grande desenvolvimento entre 1918 e 1933.
Foi encarada como a expressão mais pura da arte e também como mais liberta de programas culturais.




Tendências:
-afirmar a progressiva libertação da arte em relação à representação mimética da Natureza, assumindo a sua total autonomia em relação à realidade;
-haviam provocado uma verdadeira técnico e estética concretizada na crescente simplificação formal da linguagem plástica, valorizada cada vez mais pelos seus valores específicos.
A linguagem abstracta havia sido integrada na pintura pelo simbolismo, pelo Expressionismo, pelo cubismo, pelo Orfismo e pelo Futurismo.
O grande iniciador do abstraccionismo foi Kandinsky afirmando que a pintura podia viver sem objecto, baseando-se apenas no jogo dinâmico.
Tornou-se assim a expressão abstracta das porções espirituais do Homem.
De 1918 a 1960, o abstraccionismo desenvolveu-se através das tendências que passamos a analisar.










ABSTRACCIONISMO LIRICO:


Influências:

Nasceu da obra de Kandinsky e deriva do expressionismo do cavaleiro azul

Características:

O abstraccionismo lírico ou abstraccionismo expressivo inspirava-se
no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada
a uma "necessidade interior"; tendo sido influenciado pelo expressionismo. Aparece
como reacção às grandes revoluções do século. O jogo de formas orgânicas e as cores
vibrantes eram muito patentes; mas também a linha de contorno sobressaía nesta
arte que era muito figurativa.

Intencionalidade:

Muitas artes naquela época procuravam se expressar por meio de
música, sons. Mas o abstraccionismo tinha o objectivo de se expressar por meio de
desenhos abstractos, de forma figurativa. É desta forma que o abstraccionismo lírico
pretende igualar ou mesmo superar a música, transformando manchas de cor e linhas
em ideias e simbolismos subjectivos.

Artistas:
Wassily Kandinsky foi o mentor deste género, utilizando cores puras em pinceladas
rápidas, tensas e violentas.












Abstraccionismo Geométrico

a)  


SUPREMATISMO:
Movimento nascido na Rússia por volta de 1915-16. O seu criador foi Casimir Malevitch.




CARACTERISTICAS:
-utilização de formas geométricas puras
- cor pura, sem modelado
-a paleta cromática é restrita constituída por cores primárias e secundárias, pelo branco e pelo negro, dois pólos de não - cor (o branco - principio e pelo negro - fim)
- O Nilismo ajudou vários autores na procura da verdade e da pureza plásticas
-Malevitch a partir desta filosofia negou a própria pintura.

Artistas:
 Malevitch(1878-1935)
              Lazar El Lissitzky(1890-1941)
Obras: 
           Malevitch   - Pintura suprematista
                               - Oito rectângulos vermelhos
                               - Ondas sonoras
                             - Composição suprematista
                             - Quadro negro sobre fundo branco
          Lazar El Lissitzky- como a garra vermelha golpeia os brancos










DESCRIÇAO DE UMA OBRA: 
PAG: 53 DOC: 81

Malevitch- quadro negro sobre fundo branco
Formas geométricas, simboliza o negro o fim e o branco o inicio.















b)    Neoplasticismo
Foi um movimento artístico Holandês que englobou as artes plásticas, a arquitectura, o design e a literatura.
Nasceu em 1917.

CARACTERISTICAS:

- Arte pura, clara, objectiva, ilusória e não representativa.
- Os autores eram anti-naturalistas.
- Formas geométricas, estáticas, pintadas a branco, preto e cores primárias, limitadas por linhas verticais e horizontais a negro, formando, planos geométricos, puros e ortogonais.
- Formas e linhas estabeleceram múltiplas relações espaciais que assentavam no equilíbrio, harmonia e serenidade do ângulo.

INTENCIONALIDADE:

- Visavam atingir uma visão impessoal e objectiva da arte através de uma estética nova (neo) e universal.
- Procuravam a perfeição e a verdade suprema, ultrapassando o mundo físico e emotivo, de modo a atingir o mundo metal.

OBJECTIVO:

- Este movimento teve como objectivo a “eliminação do trágico da vida”, que se manifestou do desequilíbrio e nas lutas entre o individual e o universal, e entre o homem e a natureza.

ARTISTAS:
- Theo Van Doesburg
- Huszar e Van Der Leck
- Robert Van Holf
- Pieter Oud
- Gerrit Rietveld
- Mondrian



                          
            Mondrian – Victory Boogie-Woogie                                              












       Theo Van Doesburg – Contra construcção, Casa do artista






Expressionismo Abstracto: EUA, 1947



Resultou da fusão do Surrealismo com o Abstraccionismo e estabeleceu uma relação intima com o Informalismo.

Características:
- Linguagem figurativa;
- Utilização da pintura para dar “rédea solta” às suas emoções e estados de espírito.
Artistas e características:
Arshille Gorky- linhas emaranhadas e livres com manchas de cor planas e formas ondulantes, forte influência surrealista.
Willelm de Kooning- execução gestualtista, figurações esquemáticas, pinturas abstractas a branco e negro, pincelada forte, grande força expressiva, mais tarde voltou à figuração principalmente feminina mas grosseira e grotesca.
       




Antoní Saura:



Grupo Cobra- iniciais deram origem ao nome: Karel Appel- reminiscências figurativas de corpos deformados, produzidos com grossos empaste feitosa espátula.
Mark Rohtko, Robert Motherwell, Adolph Gottlieb, Ad Reinhard.
Abstracção Geométrica - EUA,anos 50








Características:
- Pureza e limpidez das cores;
- Preencher superfícies de contornos regulares, por vezes com formas geométricas, outras ocupando toda a tela;
- Anula a expressão individual e a emoção;
- Pintura como um exercício plástico e conceptual;
- Influência de Josep Albers (ex-professor da Bauhaus) e do Neoplasticismo de Mondrian;
- a cor sobrepõe-se à forma e torna-se independente dela, parecendo “auto define-se, devido a uma espécie de disciplina interior”

Artistas: Morris Louis
Barnett Newman Ad Reinhardt.





Dadaísmo

Dadaísmo
Espaço
-Zurique
Tempo
-1915, durante a Primeira Guerra Mundial
Origem do nome
-“pegaram um dicionário, fecharam os olhos, e apontaram o dedo indicador numa palavra... O significado da palavra dada, em Francês, era, na linguagem infantil: "cavalo de pau". Esse nome escolhido não fazia sentido, assim como a arte que perdia todo o sentido diante da irracionalidade da guerra. Como estava na época dos ISMOS... juntaram as duas coisas: DADA + ISMO.”
Intenção dos autores
-Os artistas estavam furiosos com as guerras todas que haviam na Europa, queriam dar um basta nisso. Resolveram então retirar objetos de seu uso convencional e colocá-los em exposição, modificando assim o seu contexto
Temáticas
-Provocatórias, conteúdos insólitos e incongruentes, aparentemente sem sentido (nonsense)
Execução técnica e plástica
-Inspiração no cubismo, técnicas provocatórias como na pintura, a mistura de colagens com objectos encontrados (objects trouvés), as fotomontagens, as merzbilders e os rayographs
Intencionalidade
-Inquietar e provocar o publico, afrontando os conceitos e convicções artísticos tradicionais. Promoveu, para isso, a consciencialização/revelação do “absurdo” e “vazio” que havia nesses mesmos conceitos e neste âmbito contestou a ideia de arte, levando-a à seu própria negação.
O que defendiam
- Que o artista deveria regressar a sua antiga condição de artesão ou operário especializado, contribuindo de modo útil para o  bem estar da sociedade.



Marcel Duchamp, foi um dos artistas inseridos no movimento dadá. Duchamp tentou expor em uma galeria um mictório, o qual ele simplesmente virou e intitulou-o “fonte”. Entretanto, sua “obra de arte” foi tratada como um simples mictório, deixado de lado para ser colocado em um banheiro masculino. Mesmo a obra não tendo sido exposta, a mensagem foi passada, pois o caso foi mostrado à todos e acabou fazendo com que as pessoas repensassem alguns conceitos. Afinal, porque um mictório não poderia ser arte? Por que uma pessoa que teve essa visão de virar um mictório e chamá-lo de fonte não pode ser tratado como artista?         



É importante destacar que ao mandar a “obra de arte” para a galeria ele teve o cuidado de colocar um outro nome como autor da mesma (R. Mutt,), para mostrar que o fato do artista ser desconhecido também influencia na opinião das pessoas.  
Antes de criar a “fonte” Marcel já havia criado a “roda da bicicleta” e o “porta-garrafas”, sendo que todas essas obras fazem parte do conceito criado por ele, o READY-MADE.


Esse conceito traduz a ideia de transformar objetos comuns em obras de arte. Duchamp seleccionava obejto utilizados no cotidiano, produzidos em massa, sem levar em consideração qualquer valor estético e expunha-os em galerias e/ou museus tratando-os como obras de arte.

Assim, voltamos a comentar o fato de que Duchamp fez com que as pessoasrepensassem conceitos. Expondo objetos comuns como obras de arte ele faz, portanto, uma dura crítica ao “código” da arte.    



domingo, 3 de abril de 2011

Bodas de Figaro-Concertos Promenade




  • Le nozze di Figaro é uma ópera-bufa(é o termo usado para descrever a versão italiana da ópera-cômica) em quatro atos composta por Wolfgang Amadeus Mozart.  Composta entre 1785 e 1786, foi estreada em Viena, em 1º de maio de 1786.Diz-se que Mozart começou a ter problemas com sua reputação a partir desta ópera, que satirizava certos costumes da nobreza. Há quem considere esta a obra-prima de Mozart.



Uma vez que falamos de Mozart e especialmente nesta opera , resolvemos juntar a turma e a professora de hca e dia 3 de Abril ( Domingo ) às 11.30h fomos então ao Coliseu assistir a um "Concerto Promenade" .
Eu pessoalmente gostei muito , e espero podermos realizar "visitas de estudo " deste género mais vezes.




deixo aqui algumas imagens e vídeos 













Fauvismo 2




A linha verde ou A mulher na faixa verde

(1905)



Aparentemente este é um retrato da esposa do pintor, que destaca o uso arbitrário da cor, que defendeu a Fauves. Localizado no início de sua carreira.

Fauvismo



Características:



  • Uso de cores intensas (verde, amarelo, azul, vermelho)
  • Tenta estabelecer harmonia, tranquilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte
  •  Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços longos
  • Intenção de demonstrar sentimentos nas obras
  • Temas preferidos: cenas urbanas e rurais, retratos, ambientes internos, nus e cenas ao ar livre
  • Temática não é importante
  • Pincelada directa e emotiva
  • Empastamento de tintas
  • Bidimensional idade
  • Arte destituída de tempos perturbados e deprimentes

Expressionismo


Características:


  • ·         Realidades invisíveis, Uma arte de dentro para forma ;
  • ·         Reflexo dos tempos conturbados que antecederam e acompanharam a 1º  Grande Guerra


2 Grandes Grupos:  Die BrÜcke (A Ponte) e Der Blaue Reiter (o Cavaleiro Azul)

Die BrÜcke (A Ponte)
  • ·         Desenho agressivo e rude
  • ·         Demasiado presos à tradução da realidade objectiva e/ou à arte do passdo
  • ·         Pretendiam uma arte mais pura e instintiva, directamente ligada à expressão das realidades interiores que fosse “a ponte que leva do visível para o invisivel”
  • ·         Pretendendo expressar os sentimentos e traumas da alma humana com vigor, dramatismo, coragem, angustia e até violência;
  • ·         Formas simplificadas
  • ·         Contornadas por linhas a negro e preenchidas por cores ora violentas e contrastadas, ora sombrias e sujas anti-naturalistas e aplicadas em pinceladas rápidas
  • ·         Execução espontânea e temperamental
  • Realidade interior colocada a nu
  • a personagem ganha importância
  • contra a arte académica
  • relação mais pura e directa com a natureza
  • Temáticas: 
  • Vida Intima;
  • sensualidade;
  • prostituição;
  • marginalidade;
  • miséria urbana;
  • retratos e auto-retratos;

Der Blaue Reiter (o Cavaleiro Azul)
  • ·         Ultrapassou as barreiras culturais e/ou ideológicas
  • ·         Temáticas naturalistas
  • ·         Execução reflectida e pensada
  • ·         Simplificação e/ou geometrização das formas
  • ·         Valorização da mancha cromática
  • ·         Cores arbitrárias
  • ·         Composições equilibradas
  • ·         Sentido mágico e místico