quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Escultura e Pintura Neoclassica

Escultura


Temáticas: Históricas, literárias e mitológicas
Principais escultores: António Canova, Jean-Antoine Houdon; Thorvalsden




Caso pratico : Canova, Psiché Reanimada pelo Beijo do Amor





Representa o movimento da escultura grega helenística, assim como a beleza ideal, a simplicidade e a sensualidade subtil, tudo virtuosamente polido. Psiché, a alma platónica, adormecida pelo efeito dos perfumes mortais, renasce devido ao beijo do amor.


Pintura

A pintura neoclássica teve influencias do iluminismo, humanismo, individualismo e classicismo. Apresenta formas racionais, simples, austeras e geométricas em temas mitológicos, históricos ou heróicos. Na monumentalidade das telas, aparece o desenho rigoroso e linear, o perfeccionismo técnico, minúcia, predominância da linha de contorno e do volume sobre a cor(cores e tons frios apelando ao pensamento, à razão e não à emoção). A estética é naturalista e a idealização da realidade é conseguida pela adaptação de modelos absolutos e perfeitos. 

Caso pratico: Jaques-Louis David, O Juramento dos Horácios, 1784



Arquitectura Neoclassica

A arquitectura neoclássica tem inspiração clássica como se pode ver através dos arcos romanos, frontões triangulares, plantas em cruz grega circulares ou quadradas, com integração de novos progressos técnicos(sistemas construtivos simples) formas regulares, geométricas e simétricas, uso das abobadas e cúpulas através de materiais nobres como pedra, mármore, granito, madeiras, ladrilho e ferro fundido; frisos e panos murais lisos e decorados; linhas rectas. 

Neoclassicismo-contexto cultural

O Neoclassicismo nasceu, historicamente, no final da Idade Moderna a partir do desenvolvimento industrial através das revoluções industriais (conjunto de alterações económicas e socio-culturais que resultaram do aparecimento da manufactura, modo de produção que permitiu produzir mais em menos tempo e em menores custos). As revoluções liberais também tiveram um papel fundamental, apoiadas pelos iluministas(filósofos, intelectuais aristocratas e burguesia). Esta arte nasceu em Itália pelos vestígios da antiguidade clássica que vai servir de modelo para esta arte; em França pelos ideias de Napoleão e na Grã-Bretanha pela industria.




O neoclassicismo surgiu como reacção à artificialidade do rococó e impôs como prática a simplicidade, nas linhas, formas, cores e temas, bem como o aprofundamento de ideias e sentimentos. Inspirou-se nas formas primitivas da arte clássica: o puro contorno linear, a abolição do claro-escuro. Para os escultores neoclássicos, a essência da pureza residia no mármore branco da estatuária grega. No neoclassicismo, o espírito científico, racional e didáctico dos enciclopedistas do Século das Luzes associou-se ao mítico retorno à Natureza propagado por Rousseau. Para os artistas neoclássicos os conceitos de racionalismo e sensibilidade não eram opostos. A compaixão é própria das pessoas virtuosas e a temática neoclássica pretendia exaltar a virtude. Mas tal como a teoria mítica do bom selvagem provou ser utópica, também o foi um estilo que viu na Arte Clássica e nos heróis de Plutarco os modelos de perfeição a reinstalar no mundo.

Caso Português

Arquitectura em Portugal:

Ornamentação excessiva e flamejante
Conchas e vegetação fantásticas
Esculturas
Sensualidade rocaille
Conjugação da natureza com a arquitectura

Pintura Barroca


O Baloiço (1768), foi uma obra encomendada por Sr. Saint-Julien, com o objectivo de mostrar uma situação romântica entre si e a sua amante.
A cena é retratada num jardim, com o cavalheiro praticamente deitado entre as folhagens e o balançar da dama que é controlado por um bispo que está menos explícito.

Fragonard também ao elaborar O Baloiço, teve em conta a preocupação em fazer do seu quadro uma critica à sociedade cortesã, através do importantíssimo pormenor de existir um bispo a empurrar a dama. A crítica mostra que os homens do clero permanecem a colaborar nos actos corruptos da nobreza; o facto de estar a empurrar a dama para o nobre, demonstra uma sociedade fútil, de valores irreais e situações amorosas ilícitas dentro da corte com o conhecimento e participação do clero. Para completar o desfecho a esta critica, está presente uma estátua de um querubim do lado esquerdo da imagem, que faz o gesto de silêncio, mostrando uma conivência das figuras da corte e do clero.
A disposição das personagens está de forma organizada através do triângulo imaginário, onde o centro de interesse, que por sua vez, é a dama no meio. Visto que o centro de interesse é a dama, a luz é predominante na personagem de forma a destacar-se entre os outros elementos.
A temática do jardim, recorre a um carácter intimista a fim de retratar o erotismo, este está estritamente ligado à abundância de troca de olhares dos amantes e também no pormenor do sapato que se solta do pé da amada, sugerindo algo mais provocador. A face das personagens é totalmente impessoal, transmitindo assim a ideia de perfeição, inspirada pelos biblotsda época; mas por sua vez, existe um contraste no Sr. Saint-Julien em que mostra uma face perfeita mas, a sua posição “desleixada” e teatral retrata um romantismo mais acentuado e caracteriza-o de forma galante para dar ênfase à imagem. Outros “acessórios” do romantismo é a inclusão das estátuas ligadas à mitologia, tal como os querubins que estão estritamente ligados ao amor; no quadro, especialmente os que estão ligeiramente por baixo do baloiço. O querubim do lado esquerdo olha de forma deliciada para a dama, enquanto o outro, recusa-se a olhar, logo, pode-se afirmar que continua bem presente a critica dos valores.
O pintor retrata meticulosamente os pormenores do panejamento, dando importância às cores na mesma, principalmente com a dama, teve o cuidado de utilizar uma cor que chamasse à atenção do observador para que o seu olhar seja directamente reencaminhado para o centro de interesse. A importância da representação da dama nos quadros da sociedade cortesã, não se apenas limita ao prazer, mas sim realçar a importância da mulher culta que permanece nos salões para discutir, debater as próprias ideias.
O quadro contém a presença de duas linhas com grande força que são as linhas do baloiço, que são visivelmente diagonais, o que causa logo a sensação de movimento no quadro, tornando-o assim mais dinâmico aos olhos do observador.
A presença de influências orientais estão explicitas no quadro O Baloiço, através das ramificações da vegetação. Com o aparecimento da porcelana da China, para criar os biblots, os franceses na época do Rococó, não só importaram a porcelana chinesa mas sim também a sua imagem. Em inúmeras obras, a presença desta influência faz-se notar não só como parte de ornamentos naturais, como neste quadro, mas sim a própria figura do Chinês e também a sua arquitectura, sendo este um factor bastante importante para a arte do Rococó.
Outra característica bastante importante no Rococó e neste quadro em particular, é o exagero de pormenor na decoração, tal como as folhas e nas nuvens. Consequência; faz com que o exagero dos pormenores e das cores aproxime o quadro mais à realidade.

Concluindo, este quadro de Fragonard mostra que a estética da pintura do Rococó se enquadra na sociedade setecentista com as suas características mais notórias, dando ideia de fazer parte de um mundo artificial de sonhos, cheio de ilusões, refinado mas também brincalhão e ao mesmo tempo bastante erótico, mostrando os desejos mais íntimos de cada um. E é por isso que gosto dele.

Temática: Profana/mitológica
Características/composição: cores claras na paisagem e mais atrativas na dama para chamar mais atenção com os tons de vermelho, dinamismo atraves das linhas do baloiço, linha do horizonte baixa, teatralidade, sedução.

Escultura Barroca

Características gerais da escultura Barroca

Composições rítmicas, exuberantes e de tendência decorativa
Ornamentos mais ricos e ligados ao mundo marinho
Cromatismo baseado nos brancos, azuis e rosas
Reflectida na decoração de interiores
Valorização das ambiências
Decoração e frivolidade
Exuberância e alegria
Imaginação rica
Sensualidade
Teatralidade


  • Temáticas:  Retrato, mitologica, cenas do género, festas galantes
  • Materiais: pedra, bronzeouro, prata, madeira, estuque, gesso
exemplos: 
P.Persico e T. Solari, Fonte de Diana 1770-80 Jardins do Palacio Real de Caserta, Nápoles




Arte do Rococó



Artes Menores:


--- »  Decoração de interiores 
  1. cerâmica
  2. tapeçaria
  3. ourivesaria
  4. mobiliário


Arquitectura
  • Traçado exterior simples
  • Conceito de interior - conforto, comodidade e intimidade
  • Utilização de elementos decorativos barrocos- linhas irregulares ondulantes, irregulares e assimétricas
  • Conchas, algas, rocalhos e chonoiseries
  • Uso de materiais fingidos
  • Esculturas

    1. Arquitectura civil:
Hotéis e palácios: -Fachadas; - Portas e janelas de maior dimensão;  - Arcos de volta perfeita;  - Decoração exterior concentrada nas portas e janelas;  - Ferro forjado;  - Frontoes quebrados.


    1. Arquitectura Religiosa:
Plantas longitudinais; Exteriores simples mas cheios de janelas; uso da concha como ornamentação; decoração interior de mistura de pintura com a escultura.



quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bousseau



  • Personalidade viva e plurifacetada
  • "teoria do bom selvagem" crença de que todo o homem é, à nascença, naturalmente bom e corrompido pela sociedade e pelos vícios da civilização
  • Todas as sociedades deveriam assentar no contrato social, acordo estabelecido entre os indivíduos e a sociedade que legitima a transferência do poder, na condição do interesse da comunidade dos  governados (é pelo contrato social que se institui o Estado e os seus órgãos) 
  • O regime ideal seria o da aristocracia electiva, cuja autoridade fosse periodicamente controlada por assembleias de cidadãos Grande influência da Revolução Francesa
  • Educação negativa, progressiva e de experimentação directa que visa preservar a leberdade natural da criança, promover a sua liberdade moral e o gosto por aprender.
  • Percursor do Romantismo na Europa.

Europa das Luzes

  • Conhecimento racional que exclui o erro e a superstição
  • Valorização do individuo pela sua inteligência e vontade de desvendar os segredos do universo.
  • Libertação do Homem  da servidão, dos preconceitos, dos erros e das injustiças
  • Visão optimista do futuro
  • Marcada pelo crescimento económico, demográfico e cientifico-técnico
  • Condenação da tradição
  • Criação da Enciclopédia

Cultura do Salão

  • Com dependência nobre, amplas dimensões e com uma enorme valorização na decoração de interiores, a beleza requintada e a elegância não poderiam faltar.. 
  • O luxo, a exuberância, a sensualidade e o intimismo era muito característico.
  • Era o centro da vida social, cultural e artística.

Rococó visto Economicamente, Socialmente, Politicamente e Culturalmente até às Revoluções Liberais

  • Economicamente:
Novo dinamismo ligado aos campos reanimados pelos bons anos agriculas, pela aplicação de novas técnicas e processos de cultivo.
O desenvolvimento técnico como as manufacturas(que levou à Revolução Industrial). O crescimento demográfico e essencialmente o apoio da burguesia. 

  • Socialmente:
A sociedade de ordens deu lugar a uma sociedade de classes; O crescimento demográfico e essencialmente o apoio da burguesia economicamente. 

  • Politicamente:
Liberalismo(doutrina centrada na defesa e direitos dos homens, encarados como direitos naturais)
Monarquias constitucionais ou Republicas

  • Culturalmente:
Propagação do pensamento iluminista que considerava a ciência e todo o conhecimento cultural como motores de progresso e felicidade.
Este, serviu também de suporte às revoluções liberais.

domingo, 28 de novembro de 2010

Título: Eros e Psique (1798) 
Autor: François Gérard
Museu: Museu Nacional do Louvre
Estilo: Neoclassicismo Francês
Caracter: Óleo 180 x 132 cm.