quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pintura Barroca


O Baloiço (1768), foi uma obra encomendada por Sr. Saint-Julien, com o objectivo de mostrar uma situação romântica entre si e a sua amante.
A cena é retratada num jardim, com o cavalheiro praticamente deitado entre as folhagens e o balançar da dama que é controlado por um bispo que está menos explícito.

Fragonard também ao elaborar O Baloiço, teve em conta a preocupação em fazer do seu quadro uma critica à sociedade cortesã, através do importantíssimo pormenor de existir um bispo a empurrar a dama. A crítica mostra que os homens do clero permanecem a colaborar nos actos corruptos da nobreza; o facto de estar a empurrar a dama para o nobre, demonstra uma sociedade fútil, de valores irreais e situações amorosas ilícitas dentro da corte com o conhecimento e participação do clero. Para completar o desfecho a esta critica, está presente uma estátua de um querubim do lado esquerdo da imagem, que faz o gesto de silêncio, mostrando uma conivência das figuras da corte e do clero.
A disposição das personagens está de forma organizada através do triângulo imaginário, onde o centro de interesse, que por sua vez, é a dama no meio. Visto que o centro de interesse é a dama, a luz é predominante na personagem de forma a destacar-se entre os outros elementos.
A temática do jardim, recorre a um carácter intimista a fim de retratar o erotismo, este está estritamente ligado à abundância de troca de olhares dos amantes e também no pormenor do sapato que se solta do pé da amada, sugerindo algo mais provocador. A face das personagens é totalmente impessoal, transmitindo assim a ideia de perfeição, inspirada pelos biblotsda época; mas por sua vez, existe um contraste no Sr. Saint-Julien em que mostra uma face perfeita mas, a sua posição “desleixada” e teatral retrata um romantismo mais acentuado e caracteriza-o de forma galante para dar ênfase à imagem. Outros “acessórios” do romantismo é a inclusão das estátuas ligadas à mitologia, tal como os querubins que estão estritamente ligados ao amor; no quadro, especialmente os que estão ligeiramente por baixo do baloiço. O querubim do lado esquerdo olha de forma deliciada para a dama, enquanto o outro, recusa-se a olhar, logo, pode-se afirmar que continua bem presente a critica dos valores.
O pintor retrata meticulosamente os pormenores do panejamento, dando importância às cores na mesma, principalmente com a dama, teve o cuidado de utilizar uma cor que chamasse à atenção do observador para que o seu olhar seja directamente reencaminhado para o centro de interesse. A importância da representação da dama nos quadros da sociedade cortesã, não se apenas limita ao prazer, mas sim realçar a importância da mulher culta que permanece nos salões para discutir, debater as próprias ideias.
O quadro contém a presença de duas linhas com grande força que são as linhas do baloiço, que são visivelmente diagonais, o que causa logo a sensação de movimento no quadro, tornando-o assim mais dinâmico aos olhos do observador.
A presença de influências orientais estão explicitas no quadro O Baloiço, através das ramificações da vegetação. Com o aparecimento da porcelana da China, para criar os biblots, os franceses na época do Rococó, não só importaram a porcelana chinesa mas sim também a sua imagem. Em inúmeras obras, a presença desta influência faz-se notar não só como parte de ornamentos naturais, como neste quadro, mas sim a própria figura do Chinês e também a sua arquitectura, sendo este um factor bastante importante para a arte do Rococó.
Outra característica bastante importante no Rococó e neste quadro em particular, é o exagero de pormenor na decoração, tal como as folhas e nas nuvens. Consequência; faz com que o exagero dos pormenores e das cores aproxime o quadro mais à realidade.

Concluindo, este quadro de Fragonard mostra que a estética da pintura do Rococó se enquadra na sociedade setecentista com as suas características mais notórias, dando ideia de fazer parte de um mundo artificial de sonhos, cheio de ilusões, refinado mas também brincalhão e ao mesmo tempo bastante erótico, mostrando os desejos mais íntimos de cada um. E é por isso que gosto dele.

Temática: Profana/mitológica
Características/composição: cores claras na paisagem e mais atrativas na dama para chamar mais atenção com os tons de vermelho, dinamismo atraves das linhas do baloiço, linha do horizonte baixa, teatralidade, sedução.

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