segunda-feira, 4 de abril de 2011

Abstracionismo

Trabalho realizado pelos alunos: Maria Gramacho, Rita Santos , Marta Barros e Margarida Osório





INICIO:

Abstraccionismo geométrico, nascido da análise intelectual e científica.
Influenciado pelo cubismo e pelo futurismo subdivide-se em duas correntes:
O abstraccionismo nascido em 1910 de Kandinsky durante o período do cavaleiro Azul - teve o seu grande desenvolvimento entre 1918 e 1933.
Foi encarada como a expressão mais pura da arte e também como mais liberta de programas culturais.




Tendências:
-afirmar a progressiva libertação da arte em relação à representação mimética da Natureza, assumindo a sua total autonomia em relação à realidade;
-haviam provocado uma verdadeira técnico e estética concretizada na crescente simplificação formal da linguagem plástica, valorizada cada vez mais pelos seus valores específicos.
A linguagem abstracta havia sido integrada na pintura pelo simbolismo, pelo Expressionismo, pelo cubismo, pelo Orfismo e pelo Futurismo.
O grande iniciador do abstraccionismo foi Kandinsky afirmando que a pintura podia viver sem objecto, baseando-se apenas no jogo dinâmico.
Tornou-se assim a expressão abstracta das porções espirituais do Homem.
De 1918 a 1960, o abstraccionismo desenvolveu-se através das tendências que passamos a analisar.










ABSTRACCIONISMO LIRICO:


Influências:

Nasceu da obra de Kandinsky e deriva do expressionismo do cavaleiro azul

Características:

O abstraccionismo lírico ou abstraccionismo expressivo inspirava-se
no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada
a uma "necessidade interior"; tendo sido influenciado pelo expressionismo. Aparece
como reacção às grandes revoluções do século. O jogo de formas orgânicas e as cores
vibrantes eram muito patentes; mas também a linha de contorno sobressaía nesta
arte que era muito figurativa.

Intencionalidade:

Muitas artes naquela época procuravam se expressar por meio de
música, sons. Mas o abstraccionismo tinha o objectivo de se expressar por meio de
desenhos abstractos, de forma figurativa. É desta forma que o abstraccionismo lírico
pretende igualar ou mesmo superar a música, transformando manchas de cor e linhas
em ideias e simbolismos subjectivos.

Artistas:
Wassily Kandinsky foi o mentor deste género, utilizando cores puras em pinceladas
rápidas, tensas e violentas.












Abstraccionismo Geométrico

a)  


SUPREMATISMO:
Movimento nascido na Rússia por volta de 1915-16. O seu criador foi Casimir Malevitch.




CARACTERISTICAS:
-utilização de formas geométricas puras
- cor pura, sem modelado
-a paleta cromática é restrita constituída por cores primárias e secundárias, pelo branco e pelo negro, dois pólos de não - cor (o branco - principio e pelo negro - fim)
- O Nilismo ajudou vários autores na procura da verdade e da pureza plásticas
-Malevitch a partir desta filosofia negou a própria pintura.

Artistas:
 Malevitch(1878-1935)
              Lazar El Lissitzky(1890-1941)
Obras: 
           Malevitch   - Pintura suprematista
                               - Oito rectângulos vermelhos
                               - Ondas sonoras
                             - Composição suprematista
                             - Quadro negro sobre fundo branco
          Lazar El Lissitzky- como a garra vermelha golpeia os brancos










DESCRIÇAO DE UMA OBRA: 
PAG: 53 DOC: 81

Malevitch- quadro negro sobre fundo branco
Formas geométricas, simboliza o negro o fim e o branco o inicio.















b)    Neoplasticismo
Foi um movimento artístico Holandês que englobou as artes plásticas, a arquitectura, o design e a literatura.
Nasceu em 1917.

CARACTERISTICAS:

- Arte pura, clara, objectiva, ilusória e não representativa.
- Os autores eram anti-naturalistas.
- Formas geométricas, estáticas, pintadas a branco, preto e cores primárias, limitadas por linhas verticais e horizontais a negro, formando, planos geométricos, puros e ortogonais.
- Formas e linhas estabeleceram múltiplas relações espaciais que assentavam no equilíbrio, harmonia e serenidade do ângulo.

INTENCIONALIDADE:

- Visavam atingir uma visão impessoal e objectiva da arte através de uma estética nova (neo) e universal.
- Procuravam a perfeição e a verdade suprema, ultrapassando o mundo físico e emotivo, de modo a atingir o mundo metal.

OBJECTIVO:

- Este movimento teve como objectivo a “eliminação do trágico da vida”, que se manifestou do desequilíbrio e nas lutas entre o individual e o universal, e entre o homem e a natureza.

ARTISTAS:
- Theo Van Doesburg
- Huszar e Van Der Leck
- Robert Van Holf
- Pieter Oud
- Gerrit Rietveld
- Mondrian



                          
            Mondrian – Victory Boogie-Woogie                                              












       Theo Van Doesburg – Contra construcção, Casa do artista






Expressionismo Abstracto: EUA, 1947



Resultou da fusão do Surrealismo com o Abstraccionismo e estabeleceu uma relação intima com o Informalismo.

Características:
- Linguagem figurativa;
- Utilização da pintura para dar “rédea solta” às suas emoções e estados de espírito.
Artistas e características:
Arshille Gorky- linhas emaranhadas e livres com manchas de cor planas e formas ondulantes, forte influência surrealista.
Willelm de Kooning- execução gestualtista, figurações esquemáticas, pinturas abstractas a branco e negro, pincelada forte, grande força expressiva, mais tarde voltou à figuração principalmente feminina mas grosseira e grotesca.
       




Antoní Saura:



Grupo Cobra- iniciais deram origem ao nome: Karel Appel- reminiscências figurativas de corpos deformados, produzidos com grossos empaste feitosa espátula.
Mark Rohtko, Robert Motherwell, Adolph Gottlieb, Ad Reinhard.
Abstracção Geométrica - EUA,anos 50








Características:
- Pureza e limpidez das cores;
- Preencher superfícies de contornos regulares, por vezes com formas geométricas, outras ocupando toda a tela;
- Anula a expressão individual e a emoção;
- Pintura como um exercício plástico e conceptual;
- Influência de Josep Albers (ex-professor da Bauhaus) e do Neoplasticismo de Mondrian;
- a cor sobrepõe-se à forma e torna-se independente dela, parecendo “auto define-se, devido a uma espécie de disciplina interior”

Artistas: Morris Louis
Barnett Newman Ad Reinhardt.





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