sábado, 5 de fevereiro de 2011

Claude Monet


Mulher no Jardim, 1867
Neste quadro, os canteiros e as árvores floridas foram conseguidos por meios de truques rápidos e fragmentos que tendem a reproduzir o riquíssimo flui da luz sobre superfícies. Naquelas partes do prado e do céu, as cores estendem-se por zonas amplas e planas, que parecem obtidas através de uma pequena estátua de aço(o mestichino). por fim, na indumentaria da figura feminina, algumas pinceladas de um branco brilhante remetem para Èdourd Manet, mas o amado mestre, vê-se agora superado perante a maior genuinidade de inspiração e a maior espontaneidade de concepção "ao ar livre". de facto, esta é uma das primeiras obras em que o artista consegue captar o carácter vital, alegre e fluido de natureza com uma eficácia e um envolvimento nunca antes visto na tradição pictórica. A mulher que se encontra na parte da esquerda da composição reveste uma importância marginal, já que o empenho de Monet se centra na reprodução do contraste das cores entre vários elementos: o branco ofuscante do vestido, o verde brilhante do prado, o anilado do céu.







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