domingo, 20 de março de 2011

Dadaísmo

Espaço
-Zurique
Tempo
-1915, durante a Primeira Guerra Mundial
Origem do nome
-“pegaram um dicionário, fecharam os olhos, e apontaram o dedo indicador numa palavra... O significado da palavra dada, em Francês, era, na linguagem infantil: "cavalo de pau". Esse nome escolhido não fazia sentido, assim como a arte que perdia todo o sentido diante da irracionalidade da guerra. Como estava na época dos ISMOS... juntaram as duas coisas: DADA + ISMO.”
Intenção dos autores
-Os artistas estavam furiosos com as guerras todas que haviam na Europa, queriam dar um basta nisso. Resolveram então retirar objetos de seu uso convencional e colocá-los em exposição, modificando assim o seu contexto
Temáticas
-Provocatórias, conteúdos insólitos e incongruentes, aparentemente sem sentido (nonsense)
Execução técnica e plástica
-Inspiração no cubismo, técnicas provocatórias como na pintura, a mistura de colagens com objectos encontrados (objects trouvés), as fotomontagens, as merzbilders e os rayographs
Intencionalidade
-Inquietar e provocar o publico, afrontando os conceitos e convicções artísticos tradicionais. Promoveu, para isso, a consciencialização/revelação do “absurdo” e “vazio” que havia nesses mesmos conceitos e neste âmbito contestou a ideia de arte, levando-a à seu própria negação.
O que defendiam
- Que o artista deveria regressar a sua antiga condição de artesão ou operário especializado, contribuindo de modo útil para o  bem estar da sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário